sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Álcool gel produzido por alunos é usado na prevenção à gripe

Todos os dias ao chegar à escola, os alunos da Escola Estadual Alice de Barros Maurício, em Camaragibe, Região Metropolitana, se protegem da gripe A (H1N1). Eles limpam as mãos com o álcool gel a 70%. Esse ritual passou a ser presente em várias escolas de Pernambuco desde o aparecimento dos primeiros casos da doença no Estado. A diferença é que na Alice de Barros o álcool gel é produzido na escola pelos próprios alunos.
Iniciativas como essas fazem parte da política educacional da Secretaria de Educação - SEE, que incentiva atividades que unam teoria e prática e busquem co-relacionar conteúdos de diferentes disciplinas.
Coordenados pela professora de Química, Elizângela Sena, os alunos manipulam ingredientes como carbopol 940, resina que age como espessante; nipagim, conservante com ação bactericida; trieta, que dá a viscosidade própria do gel; álcool etílico 90%, álcool comum utilizado em casa e água potável filtrada ou fervida.
Com esses materiais os estudantes produzem o álcool gel tão utilizado na prevenção da nova gripe. Custando apenas R$ 2,70 por quilo, a técnica possibilita um maior conhecimento em Química e Economia para toda a escola. “A ideia da professora torna o produto acessível a todos”, defende o estudante do 10 ano do Ensino Médio do EJA - Educação de Jovens e Adultos - Edílson da Silva.
Trabalho e aprendizagem - A professora Elizângela Sena ressalta o aspecto pedagógico da atividade ao afirmar que trabalhar temas atuais facilita a aprendizagem. “Procuro trazer assuntos presentes no dia-a-dia e inseri-los na sala de aula, e a partir deles é que começo a abordar a Química”, explica a professora. Ao falar do projeto com o álcool gel, exemplifica: “Com esse experimento pude trabalhar misturas heterogêneas, homogêneas e polímeros”.
Segundo a coordenadora do projeto, os estudantes produzem semanalmente um quilo de álcool gel, que pode ser utilizado até dois meses após o preparo. Esse ano, além do álcool gel 70%, a escola já produziu sabonete, com óleo de coco e velas perfumadas, com cascas de ovos.

Fonte: http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2010/fev/exec06110210.htm

Nenhum comentário: