segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Com a aplicação da técnica de gaseificação da biomassa, o bagaço da cana-de-açúcar pode ser transformado em gás, depois em álcool, gasolina e outros p

O IPT- Instituto de pesquisas Tecnológicas está desenvolvendo projeto com a técnica de gaseificação da biomassa que pode transformar o bagaço e a palha da cana em gás e depois em vários produtos como etanol, metanol, gasolina, diesel e fertilizantes. O caldo, de onde é feito o álcool, representa somente um terço do potencial energético da cana.

Em uma reportagem o Jornal O Estado de São Paulo explica o processo da gaseificação da biomassa, conta como a técnica é aplicada na África. Esse projeto, de acordo com pesquisador entrevistado, funciona bem na bancada e agora será testado a nível industrial.

O aproveitamento da biomassa da cana-de-açúcar é muito interessante porque diminuirá a poluição ambiental causada pelos resíduos da cana. As condições de pressão e nível de oxigênio desse processo são controlados,uma vez que a combustão deve ser incompleta.

Nenhum comentário: