domingo, 27 de setembro de 2009

Anomalia da densidade da água

A densidade da água pura é 1000 kg/m3.
Na superfície dos oceanos a densidade da água é cerca de 1027 kg/m3. Há dois fatores que fazem a água dos oceanos ficarem mais ou menos densa: a temperatura e a salinidade.
fonte do gráfico: http://www.ocean.washington.edu/courses/oc512/expinfluids.1a_files/image016.jpg
O link abaixo é de um sítio que possui uma calculadora na qual podemos calcular a densidade da água em função dos dois fatores citados acima. Isso pode ser útil na aquisição de dados que podem ser utilizados na construção de gráficos.

http://www.csgnetwork.com/h2odenscalc.html

A ÁGUA EXPANDE NO CONGELAMENTO

O volume molar da água aumenta sob congelamento, ou seja, no gêlo o volume ocupado por um mol de água é maior do que no líquido.

O ponto de fusão (congelamento) da água cai com o aumento da pressão. É por isso que no fundo dos rios, lagos e mares, a água do fundo é mais difícil de ser congelada. A figura abaixo mostra esse comportamento. Pelo gráfico também podemos ver que o gêlo e água em altas pressões possuem uma diferença
de 16,8% , enquanto que na superfície, a diferença é de apenas 9,1%.


A temperatura mínima que a água pode existir na forma líquida é a -21, 985°C a 209,
A água sofre um aumento na densidade quando tem sua temperatura aumentada até 4°C.

Veja abaixo a variação da densidade do gêlo, da água líquida, do líquido supergelado e do vapor de água em equilíbrio com o líquido com a temperatura ( a densidade ortobárica).

Fonte dessas informações:

http://www1.lsbu.ac.uk/water/explan2.html#melt

Nenhum comentário: