quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Uso de diurético para emagrecer pode levar a parada cardíaca


Medicamento é usado de forma indevida para acelerar o processo de emagrecimento

31/10/2011 - 19h53 - Atualizado em 31/10/2011 - 19h53

Cantor Luciano foi internado na última quinta com queda de potássio no sangue



Você faz dieta, mas não emagrece. Então, começa a culpar a retenção de líquidos e recorre a diuréticos para tentar solucionar o problema. Cuidado. Assim como o cantor Luciano, da dupla Zezé di Camargo e Luciano, internado na última quinta-feira em uma UTI, você corre risco de ter uma parada cardíaca.

Luciano teve uma queda do nível de potássio no sangue, conhecida como hipocalemia aguda que, segundo o médico do cantor, foi causada pelo uso excessivo de diuréticos para controlar o inchaço nos braços e nas pernas.

De acordo com o endocrinologista Flávio Rosalém, esse tipo de medicamento é utilizado de forma indevida para o emagrecimento. "Todo programa de redução de peso deve ter o objetivo de reduzir o percentual de gordura corporal. O diurético só vai diminuir a quantidade de água no organismo. Ele não tem nenhuma ação sobre a gordura corporal".

O médico explica que esses remédios só devem ser utilizados em casos específicos de retenção de líquido e inchaço, provocado por doenças cardíacas e renais, ou para o controle de pressão arterial, sempre com indicação precisa de um especialista.

Caso contrário, podem ocorrer problemas sérios de saúde como o de Luciano. "Uma das consequências é um distúrbio hidroeletrolítico, que pode causar desidratação e até alteração nas dosagens de eletrólitos como potássio, sódio e magnésio", explica Flávio Rosalém.

A falta de potássio - como no caso de Luciano - pode gerar desde cãibras e cansaço muscular até alterações do ritmo do coração, que pode levar a consequências muito mais sérias, como uma parada cardíaca.

Laxantes causam dependência

Além dos medicamentos para diminuir a retenção de líquidos, o médico do cantor Luciano afirmou que ele também faz uso regular de laxantes. Esses remédios, por provocarem a evacuação, também são usados por quem quer emagrecer, mas sua eficácia não é comprovada para essa finalidade.

Assim como os diuréticos, os laxantes, em excesso, fazem mal. "Se forem utilizados de forma abusiva, eles podem deixar o intestino preguiçoso, e causar dependência. Em casos mais sérios, o paciente pode desenvolver uma colite, ou a síndrome do intestino irritável", diz o médico.

Flávio Rosalém sugere, ainda, que as pessoas que utilizam laxantes há muito tempo façam uma retirada progressiva dos remédios, para que o intestino volte a funcionar normalmente.

Os efeitos

DIURÉTICOS

Tontura
Principalmente nos idosos, os diuréticos podem causar tontura e fraqueza

Cãibras
Os baixos níveis de potássio no sangue, causados pelo uso excessivo de diuréticos, podem causar cãibras

Desidratação
A eliminação exagerada de líquidos é a responsável pela desidratação, que se manifesta com ressecamento excessivo da boca e da pele, urina escura e constipação

Arritmia cardíaca
A falta de potássio também provoca alterações no coração, que podem até levar a uma parada cardíaca

Confusão mental
Em casos mais graves, os baixos níveis de potássio causam confusão mental e diminuição dos reflexos do corpo

Ácido úrico
O efeito do diurético aumenta as taxas de ácido úrico, já que há uma diminuição da excreção urinária dele, devido ao uso dos medicamentos

Cansaço
A queda dos níveis de potássio também causa cansaço e alterações musculares

LAXANTES

Alterações
O uso abusivo de laxantes causa alterações no trato intestinal, o que pode agravar a constipação

Intestino irritado
As paredes do intestino ficam irritadas depois de muito tempo usando os medicamentos

Colite

Outra consequência é a colite - inflamação intestinal

Dependência
Os laxantes, se forem usados constantemente, deixam o organismo dependente dos medicamentos


POTÁSSIO

 Mineral que funciona como um eletrólito para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. O potássio está envolvido no balanço e distribuição de água corporal, no equilíbrio osmótico, no equilíbrio ácido-base e na regulação da atividade neuromuscular e ainda no crescimento celular.

A falta de potássio causa distúrbios neuromusculares (cãibras, paralisias), aumento da pressão arterial. Pode levar a riscos de derrame, pois esse mineral também é necessário como regulador dos movimentos dos músculos e das batidas do coração.

Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga. As principais fontes são alimentos frescos como: carne (aves e peixes), leite, frutas, legumes, bananas, damasco, batatas e alimentos de grãos integrais.



Comer bananas é uma forma eficaz de reposição do potássio

http://www.brasilescola.com/quimica/potassio.htm