quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A química presente no shampoo

Aula de química envolvendo produtos do cotidiano. Envolve uma atividade prática de fabriacação de um shampoo.

Conceitos envolvidos

Experimento: Fabricação de shampoo
Material
1 copo graduado de 500 ml
1 copo graduado de 50 ml
1 espátula plástica
1 recipiente de plástico
400 ml de Lauril éter sulfato de sódio
50 ml de amida de ácido graxo de coco
10 ml de glicerina
10 ml de Nipagin M
1 g de Ácido Cítrico
7 g de Sal
540 ml de água destila, filtrada ou fervida
20 ml de essências
Procedimentos
Meça a água nos copos graduados e coloque-a no recipiente de plástico e em seguida adicione gradativamente a glicerina, a amida, o lauril e o ácido cítrico conforme solicitado na fórmula. Mexa o conteúdo com a espátula de plástico, a medida em que adiciona cada produto. Acrescente também o Nipagin M e continue mexendo por dez minutos para que este produto que é granulado se dissolva totalmente. Adicione o sal e veja o que ocorre. Na seqüência adicione a essência de acordo conforme seu gosto. Logo após deixe o shampoo em repouso por 24 horas e depois acondicione-o em frascos plásticos limpos e com tampa.
Ao desenvolver o experimento faça anotações, observe: o que ocorre com cada substância a medida que vai sendo adicionada aos produtos que estão no recipiente de plástico. Que resultados teríamos se tivéssemos utilizado um recipiente de alumínio ou ferro para misturar os ingredientes? O que ocorre se utilizarmos um recipiente de vidro ou de aço inox? O que ocorre com a mistura se esta ficar em repouso por um período de sessenta minutos? Qual a diferença entre um shampoo comum e um shampoo sem sal?
Após desenvolver este experimento leve os estudantes a conjecturar e fazer as devidas anotações de forma a ir construindo um relatório. É necessário que aprendam a elaborar os relatórios de forma a evidenciar o caráter científico presente no desenvolvimento de experimentos. Assim, disponibilizamos um modelo que pode ser acessado no link:< www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc >.
Para que possam desenvolver esta atividade não esqueça de solicitar também que tragam embalagens de diferentes tipos de shampoos e relacionem em uma tabela os componentes químicos encontrados nas fórmulas de cada um dos produtos de forma que possam investigar e comparar se em todos há a presença de sal. Neste momento, você poderá informar a eles como se forma a estrutura de um sal a partir destas que elencamos: Bicarbonato de Sódio (NaHCO3), Carbonato de Cálcio (CaCO3), Sulfato de Cálcio (CaSO4), Cloreto de Sódio (NaCl), Fluoreto de Sódio (NaF), Nitrato de Sódio (NaNO3) bem como solicitar que façam a atividade abaixo:

Nome do Shampoo Nome do Sal Fórmula Molecular


Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1576

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

ADITIVOS ALIMENTARES

Aditivos Alimentares - Blog interessante
IDENTIDADE, QUALIDADE E ROTULAGEM SOB O OLHAR DA SAÚDE PÚBLICA.
http://aditivosquimicos-ufrj.blogspot.com/